Notícias

13ª edição do Concrete Show South America apresentará principais tendências e inovações do mercado

 

Entre os dias 9 e 11/8 acontecerá, com o apoio da ABEG, a 13ª edição do Concrete Show South America. Ele será realizado presencialmente no São Paulo Expo, e digitalmente, nos dias 2 de junho e 26 de outubro. Serão apresentadas as principais tendências e inovações do mercado através dos representantes da cadeia produtiva da construção em concreto. Confira os macrotemas de cada dia de programação presencial:

 

 
09/8 - Congresso Internacional de Pavimentos Urbanos de Concreto - PUC

 

10/8 - Congresso Paredes de Concreto para Edifícios Altos - ABECE| ABESC | IBTS

 

10/8 - 14º Seminário de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho - ANAPRE

 

10/8 - Galvanização por imersão a quente - protegendo o vergalhão contra a corrosão - ICZ

 

11/8 - Avanços e Viabilidade da Pré-fabricação em Concreto na América Latina - ABECE | ABCIC | IBRACON

 

Para participar e saber mais, acesse aqui.

 

ABEG apoia a 13ª edição do Concrete Show South America, que acontecerá entre os dias 9 e 11/8

Com o apoio da ABEG, a 13ª edição do evento Concrete Show South America acontecerá entre os dias 9 e 11/8. O evento, considerado o maior e mais completo da América Latina em soluções para a cadeia produtiva da construção em concreto, acontecerá presencialmente no São Paulo Expo, e digitalmente, nos dias 2 de junho e 26 de outubro. Faça seu pré-credenciamento aqui.

Abr 06 2022

PIB da construção civil cresce 9,7% em 2021 e registra a maior alta desde 2010

O Produto Interno Bruto da construção civil no Brasil apresentou alta de 9,7% em 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o melhor desempenho observado pelo setor desde 2010, quando o PIB alcançou crescimento de 13,1%. 

De acordo com o informativo econômico produzido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em conjunto com o Senai, publicado no dia 4/3, os resultados demonstraram o impacto do retorno das atividades econômicas após as constantes paralisações em razão da pandemia de Covid-19. Já o desempenho da construção civil refletiu a ampliação das atividades no mercado imobiliário. 

A economista da CBIC, Ieda Vasconcelos, destaca que esse ciclo começou em 2020, no primeiro ano da pandemia. Segundo ela, os negócios da construção foram especialmente impulsionados pelo baixo patamar das taxas de juros. “Com isso, o setor ganhou impulso, mesmo diante das dificuldades vivenciadas como o forte incremento no custo dos seus insumos”, explicou.

O relatório aponta que a amplificação do crédito imobiliário e a venda de imóveis novos são os motivos dos resultados positivos obtidos pela construção civil. No último ano, dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) mostraram que os financiamentos imobiliários com recursos da caderneta de poupança totalizaram R$ 205,4 bilhões, o que correspondeu a uma alta de 65,7% em relação ao ano anterior e também a um recorde histórico anual. No total, foram financiados cerca de 866 mil imóveis, número 103% superior ao ano de 2020.

O informativo indicou que esses números também refletiram no mercado de trabalho, uma vez que informações do Novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho, em 2021, apontam que a construção civil gerou quase 245 mil novas vagas com carteira assinada, o melhor resultado em 11 anos. 

Tudo isso mostra que o setor conseguiu recuperar as perdas obtidas em 2020, quando o PIB da construção civil registrou queda de 6,3%. Apesar disso, essa indústria não conseguiu obter melhora nos baixos desempenhos retratados em anos anteriores. Segundo o documento, de 2014 a 2021 a construção civil ainda contabiliza queda de 26% em seu PIB.

O informativo econômico integra o projeto ‘Banco de Dados da Construção (BDC)’ da CBIC com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional). Para ter acesso ao levantamento completo, clique aqui.

Com informações do portal CBIC

Mar 17 2022

SIGPLUS é a primeira a seguir o “padrão ABEG” no Tocantins, explica Jocélio Mendonça, diretor da empresa

Fundada em 2000 pelos engenheiros Jocélio Cabral Mendonça e Kenia Parente Lopes Mendonça e localizada em Paraíso do Tocantins, a SIGPLUS foi a primeira empresa do estado com atuação exclusiva na área de engenharia geotécnica. Em quase 22 anos de existência, a companhia atuou no projeto e execução de fundações, barragens e linhas de transmissão. 

Mar 14 2022

Percentual de empresas da construção civil afetadas pelo alto custo dos insumos caiu, aponta levantamento

O alto custo dos insumos e a falta de matérias-primas são os principais problemas enfrentados pelo setor da construção civil desde 2020. Entretanto, o ritmo de aumento desses custos vem desacelerando. É o que apontam os dados da Sondagem Indústria da Construção, levantados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com o levantamento, a alta dos preços afetou 41,3% das empresas no quarto trimestre de 2021. Porém, o percentual de empresas afetadas neste período apresentou queda de 9,8% em comparação com o que foi registrado no primeiro trimestre de 2021. 

Fev 16 2022

Diretoria da ABEG ficará à frente da entidade por mais dois anos

A atual diretoria da ABEG irá assumir por mais dois anos a gestão da entidade. Liderada pelo presidente Milton Golombek, a Diretoria Normativa atual foi inicialmente eleita para assumir a gestão de 2020-2021. Agora, permanecerá à frente da Associação até 2024. 

Jan 06 2022

Meirelles Carvalho projeta fundações e contenções especialmente para setores industriais

Fundada em 1993, a Meirelles Carvalho é uma empresa de geotecnia que realiza projetos de fundações e contenções, especialmente para o setor industrial. Com sede em São Paulo (SP), a história da empresa está ligada estritamente a vida profissional de seu fundador, o engenheiro Luis Fernando Meirelles Carvalho.  

Dez 20 2021

Jaime Marzionna, diretor da Engeos, falece em São Paulo aos 69 anos

É com pesar que a ABEG informa o falecimento do engenheiro Jaime Domingos Marzionna, sócio-diretor da Engeos Engenharia e Geotecnia, empresa associada à ABEG. Ele faleceu em São Paulo, aos 69 anos, na manhã de 8/12.

Além de atuar à frente da Engeos por mais de 30 anos, Marzionna foi professor assistente na Escola Politécnica da Universidade Paulista de São Paulo por quase 41 anos. 

No decorrer de sua carreira profissional, foi presidente do Núcleo Regional São Paulo da Associação Brasileira de Mecânica das Rochas e Engenharia Geotécnica (ABMS) e associado ao Comitê Brasileiro de Túneis (CBT). 

O velório acontece hoje das 15h às 19h no Funeral Arce Unidade Morumbi - Av. Giovanni Gronchi, 1358 – Morumbi – São Paulo.

A missa de sétimo dia será realizada na terça-feira, dia 14 de dezembro, às 18h30 na Paróquia de São Gabriel Arcanjo - Av. São João Gabriel, 108  Jardim Paulista - São Paulo.

A ABEG presta suas sinceras condolências aos amigos, familiares e colegas deste grande engenheiro.

 

Dez 08 2021

Com serviços multidisciplinares na área geotécnica, Solotechnique conquista clientes dentro e fora do Brasil

A Solotechnique, nova associada à ABEG, é focada no desenvolvimento de projetos e serviços de engenharia consultiva em todo o amplo espectro da geotecnia. A empresa atua em empreendimentos e obras no Brasil e agora chega também a áreas internacionais.

Nov 05 2021

Diretor da Solotechnique apresenta live pelo Canal ABMS. Dia 10/11, às 18h

O diretor técnico da Solotechnique, associada à ABEG, será o palestrante da live que acontecerá no dia 10/11, às 18h, no Canal ABMS. Tiago Souza irá apresentar o tema “Avaliação de recalques devido a patolamento de guindastes: Prática atual e tendências futuras”. O evento é organizado pelo Núcleo São Paulo da ABMS.

Nov 03 2021