Notícias

Base Engenharia: fundada em 2019, empresa já atuou em todos os estados da região Sul e Sudeste do país

Fundada em 2019, a Base Engenharia Geotécnica é uma empresa especializada em consultoria de solos, projetos geotécnicos de fundações e contenções. Com sede em Vitória, capital do Espírito Santo, a Base desenvolve projetos de fundações e contenções para a construção de edifícios como hospitais, casas, indústrias e outros. A empresa vem realizando projetos expressivos para usinas termoelétricas e edifícios diversos no Acre, no Espírito Santo e outras regiões do país.

Breno Matias, diretor técnico e engenheiro da empresa, relata que, mesmo tendo sido aberta há pouco tempo, a empresa vem atuando em todos estados da região Sul, Sudeste e parte do Norte e Nordeste. Atualmente, a Base Engenharia está à frente de alguns grandes projetos. Matias cita duas termoelétricas, cujos projetos foram desenvolvidos em parceria com um escritório finlandês. A obra já está em fase de execução.

A Base Engenharia desenvolveu também o projeto de fundações de duas torres e um edifício garagem em Rio Branco, no Acre. “Esse edifício é o maior da cidade. Rio Branco está situada em uma região que está sujeita a terremotos. Por conta desse fato, as fundações foram projetadas para suportar a magnitude do terremoto da região”, conta o diretor da empresa.

Além desses projetos, Matias cita o Reserva Vitória, edifício que fica em área muito valorizada da capital capixaba. “É uma obra relevante para o nosso estado e vai ser um marco para a cidade de Vitória”, diz o engenheiro. O edifício está no nível do mar. “A execução do subsolo foi, por isso, um processo complexo”, lembra.

O grande diferencial da Base é o cuidado com o detalhamento dos projetos. "Temos grande preocupação com o entendimento das demandas do clientes”, diz o diretor. “Mergulhamos a fundo em cada problema e estamos sempre atentos à segurança de cada obra. Nosso atendimento é personalizado”, ele diz. "Procuramos fazer com que o cliente entenda cada passo do projeto com o intuito de melhorar todo o processo".

O futuro

A Base Engenharia foi fundada alguns meses antes da pandemia. Apesar das incertezas, a empresa conseguiu se destacar no mercado. “O começo foi um pouco mais lento. Depois, a pandemia acabou por aquecer a construção civil e logo já estávamos sendo requisitados para o desenvolvimento de grandes projetos”, relata o diretor.

Para a empresa, as expectativas para o futuro pós-pandêmico são altas e positivas. “Queremos crescer de uma forma saudável". O engenheiro lembra que o crescimento do escritório tem sido muito mais rápido do que o esperado. "Em 2021 traçamos algumas metas para dezembro do ano de 2022. Já atingimos essa meta logo no primeiro semestre", pontua.

Atualmente, a demanda segue em alta para a Base Engenharia. A tendência é que cresça ainda mais, acredita Matias. "Em 2019 enxergamos essa possibilidade no mercado e agora já estamos alcançando os frutos."

 

Campanha ABEG

A campanha de valorização das empresas de projetos geotécnicos, liderada pela ABEG, é de muita valia, segundo o engenheiro. “É muito bom fazer parte da campanha”. Para ele, fazer parte do meio técnico e científico junto com outras empresas da ABEG só acrescenta experiência, conhecimentos e novos relacionamentos para a Base Engenharia.

Ele ainda cita a importância de os associados se unirem cada vez mais. "Precisamos, juntos, valorizar o mercado de geotecnia e fundações. É fundamental ter um grupo coeso para a melhoria da engenharia em geral."

Ago 05 2022

Cobramseg 2022 acontecerá entre 23 e 26 de agosto e abordará Inovação e Tecnologia na Geotecnia

 

Entre os dias 23 e 26 de agosto de 2022, acontecerá a próxima edição do principal congresso da comunidade geotécnica brasileira. O Cobramseg 2022 (XX Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), organizado pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica com o apoio da ABEG. O evento acontecerá no Expo D. Pedro, em Campinas (SP). O tema central do Cobramseg 2022 será Inovação e Tecnologia na Geotecnia.

Junto com o Cobramseg, acontece também o IX Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas (SBMR), o IX Simpósio Brasileiro de Engenheiros Geotécnicos Jovens (GeoJovem) e o XI Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia.

Além de palestras apresentadas por profissionais renomados, haverá também no dia 23/8 mais de 10 minicursos, que abordarão diferentes temas da geotecnia.

Para inscrever-se, acesse: https://cobramseg2022.com.br/

Ago 05 2022

Consultrix vence terceira edição do Prêmio ABEG Sigmundo Golombek com projeto desafiador

Com o projeto de fundações e contenções do Edifício River One, Consultrix conquista o Prêmio ABEG Sigmundo Golombek

Mai 26 2022

13ª edição do Concrete Show South America apresentará principais tendências e inovações do mercado

 

Entre os dias 9 e 11/8 acontecerá, com o apoio da ABEG, a 13ª edição do Concrete Show South America. Ele será realizado presencialmente no São Paulo Expo, e digitalmente, nos dias 2 de junho e 26 de outubro. Serão apresentadas as principais tendências e inovações do mercado através dos representantes da cadeia produtiva da construção em concreto. Confira os macrotemas de cada dia de programação presencial:

 

 
09/8 - Congresso Internacional de Pavimentos Urbanos de Concreto - PUC

 

10/8 - Congresso Paredes de Concreto para Edifícios Altos - ABECE| ABESC | IBTS

 

10/8 - 14º Seminário de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho - ANAPRE

 

10/8 - Galvanização por imersão a quente - protegendo o vergalhão contra a corrosão - ICZ

 

11/8 - Avanços e Viabilidade da Pré-fabricação em Concreto na América Latina - ABECE | ABCIC | IBRACON

 

Para participar e saber mais, acesse aqui.

 

ABEG apoia a 13ª edição do Concrete Show South America, que acontecerá entre os dias 9 e 11/8

Com o apoio da ABEG, a 13ª edição do evento Concrete Show South America acontecerá entre os dias 9 e 11/8. O evento, considerado o maior e mais completo da América Latina em soluções para a cadeia produtiva da construção em concreto, acontecerá presencialmente no São Paulo Expo, e digitalmente, nos dias 2 de junho e 26 de outubro. 

Abr 06 2022

PIB da construção civil cresce 9,7% em 2021 e registra a maior alta desde 2010

O Produto Interno Bruto da construção civil no Brasil apresentou alta de 9,7% em 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o melhor desempenho observado pelo setor desde 2010, quando o PIB alcançou crescimento de 13,1%. 

De acordo com o informativo econômico produzido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em conjunto com o Senai, publicado no dia 4/3, os resultados demonstraram o impacto do retorno das atividades econômicas após as constantes paralisações em razão da pandemia de Covid-19. Já o desempenho da construção civil refletiu a ampliação das atividades no mercado imobiliário. 

A economista da CBIC, Ieda Vasconcelos, destaca que esse ciclo começou em 2020, no primeiro ano da pandemia. Segundo ela, os negócios da construção foram especialmente impulsionados pelo baixo patamar das taxas de juros. “Com isso, o setor ganhou impulso, mesmo diante das dificuldades vivenciadas como o forte incremento no custo dos seus insumos”, explicou.

O relatório aponta que a amplificação do crédito imobiliário e a venda de imóveis novos são os motivos dos resultados positivos obtidos pela construção civil. No último ano, dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) mostraram que os financiamentos imobiliários com recursos da caderneta de poupança totalizaram R$ 205,4 bilhões, o que correspondeu a uma alta de 65,7% em relação ao ano anterior e também a um recorde histórico anual. No total, foram financiados cerca de 866 mil imóveis, número 103% superior ao ano de 2020.

O informativo indicou que esses números também refletiram no mercado de trabalho, uma vez que informações do Novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho, em 2021, apontam que a construção civil gerou quase 245 mil novas vagas com carteira assinada, o melhor resultado em 11 anos. 

Tudo isso mostra que o setor conseguiu recuperar as perdas obtidas em 2020, quando o PIB da construção civil registrou queda de 6,3%. Apesar disso, essa indústria não conseguiu obter melhora nos baixos desempenhos retratados em anos anteriores. Segundo o documento, de 2014 a 2021 a construção civil ainda contabiliza queda de 26% em seu PIB.

O informativo econômico integra o projeto ‘Banco de Dados da Construção (BDC)’ da CBIC com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional). Para ter acesso ao levantamento completo, clique aqui.

Com informações do portal CBIC

Mar 17 2022

SIGPLUS é a primeira a seguir o “padrão ABEG” no Tocantins, explica Jocélio Mendonça, diretor da empresa

Fundada em 2000 pelos engenheiros Jocélio Cabral Mendonça e Kenia Parente Lopes Mendonça e localizada em Paraíso do Tocantins, a SIGPLUS foi a primeira empresa do estado com atuação exclusiva na área de engenharia geotécnica. Em quase 22 anos de existência, a companhia atuou no projeto e execução de fundações, barragens e linhas de transmissão. 

Mar 14 2022

Percentual de empresas da construção civil afetadas pelo alto custo dos insumos caiu, aponta levantamento

O alto custo dos insumos e a falta de matérias-primas são os principais problemas enfrentados pelo setor da construção civil desde 2020. Entretanto, o ritmo de aumento desses custos vem desacelerando.

Fev 16 2022

Diretoria da ABEG ficará à frente da entidade por mais dois anos

A atual diretoria da ABEG irá assumir por mais dois anos a gestão da entidade. Liderada pelo presidente Milton Golombek, a Diretoria Normativa atual foi inicialmente eleita para assumir a gestão de 2020-2021. Agora, permanecerá à frente da Associação até 2024. 

Jan 06 2022

Meirelles Carvalho projeta fundações e contenções especialmente para setores industriais

Fundada em 1993, a Meirelles Carvalho é uma empresa de geotecnia que realiza projetos de fundações e contenções, especialmente para o setor industrial. Com sede em São Paulo (SP), a história da empresa está ligada estritamente a vida profissional de seu fundador, o engenheiro Luis Fernando Meirelles Carvalho.  

Dez 20 2021