strada

strada

A ABEG anuncia a chegada da Geovertex como nova empresa associada. Em entrevista concedida ao canal da associação, o fundador Rodolfo Andrêo Simoni apresentou a história recente da empresa e destacou pontos importantes de sua trajetória profissional, marcada por dedicação ao setor e pelo desejo de oferecer soluções cada vez mais inovadoras no campo da geotecnia.

Com experiência consolidada no mercado e forte atuação em projetos de engenharia, Simoni decidiu fundar a Geovertex com o propósito de unir conhecimento técnico, tecnologia e proximidade no relacionamento com os clientes. A empresa, embora recente, se diferencia pela forma como utiliza ferramentas de modelagem geológica e geotécnica, oferecendo análises precisas do subsolo, além de consultoria especializada para atender às demandas específicas de cada projeto.

Perfil Empreendedor

Formado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo, Simoni iniciou sua trajetória no escritório do professor Carlos Maffei. Foram mais de 11 anos de aprendizado e prática profissional, em que ele se aprofundou em temas como contenções e interação solo-estrutura. Nesse período, destaca-se sua participação no empreendimento Cidade Matarazzo, considerado um marco para a engenharia nacional, em que atuou como coordenador de projetos.

Simoni relembra a convivência com o professor Maffei como um dos grandes diferenciais de sua formação:Foi um prazer imenso, ele nunca se eximia de explicar. Foi um verdadeiro mestre, um aprendizado profissional gigante”.

Deu continuidade à carreira na Construtora Tenda, onde permaneceu por cinco anos, ampliando sua experiência tanto na gestão de projetos quanto no desenvolvimento técnico ao lado de importantes profissionais do mercado.

Com a trajetória profissional sólida, Simoni sentiu a necessidade de criar um projeto próprio, aplicando os conhecimentos adquiridos em anos de prática e consolidando sua visão empreendedora na fundação da Geovertex.

Parceria com a ABEG

Para o engenheiro, o ingresso da Geovertex na ABEG representa uma oportunidade importante de ampliar conexões e fortalecer o diálogo com outras empresas e profissionais do setor. “Uma oportunidade de expandir contatos e fortalecer os laços”, destacou.

Assista à entrevista com Rodolfo Simoni: 

As inscrições para o Prêmio ABEG Sigmundo Golombek foram prorrogadas. Agora, as empresas interessadas em participar da edição de 2025 do Prêmio poderão submeter sua inscrição até 15/10.

O Prêmio ABEG Sigmundo Golombek vai reconhecer o melhor projeto de fundações ou contenções realizado entre 2023 e 2024. O Prêmio será concedido ao projeto que se distinguir em inovação, desafios contidos nos parâmetros da concepção do projeto, na superação das dificuldades de sua execução, nos materiais e métodos utilizados ou no controle de sua construção.

Como participar

Para concorrer ao Prêmio ABEG Sigmundo Golombek, é necessário que o projeto tenha sido elaborado por pelo menos uma empresa associada ou associado autônomo à ABEG. O projeto também deverá ter sido executado em solo brasileiro e ter como características principais as fundações ou contenções de edificações. Confira aqui o regulamento completo.

O download da ficha de inscrição deve ser feito por este link.

A ficha deve ser preenchida e enviada ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto Prêmio ABEG Sigmundo Golombek.


O Prêmio ABEG Sigmundo Golombek

Prêmio ABEG Sigmundo Golombek foi instituído em 2017 em homenagem ao engenheiro e professor Sigmundo Golombek, fundador da primeira empresa especializada em projetos e consultoria em engenharia geotécnica do Brasil.

O projeto vencedor da primeira edição foi “Grande Ufficiale Evaristo Comolatti”, da empresa Consultrix. O Prêmio foi entregue em março de 2018, em cerimônia realizada em São Paulo. Leia mais a respeito aqui.

Já em 2020, o Prêmio foi concedido ao “Projeto de fundações do Edifício Haus Mitre Butantã” elaborado pela empresa Apoio – Assessoria e Projetos de Fundações. Conheça mais sobre esse projeto lendo a reportagem completa .

Em 2022, a empresa vencedora do Prêmio ABEG foi a Consultrix, com o projeto de "Fundações e Contenções do Edifício River One". Leia mais sobre o projeto aqui.

 

Em 2023, dois projetos foram agraciados com o Prêmio. Um deles foi desenvolvido pela Apoio Assessoria e Projeto de Fundações, envolvendo as fundações das torres e tratamento de solos moles de uma obra no bairro do Recreio, zona sul do Rio de Janeiro (RJ). O outro vencedor foi a Geoconsult Consultoria de Solos e Fundações, com o projeto de fundações, contenções e drenagem de fundo do subsolo do Shopping Manhattan, em Águas Claras, Brasília (DF). Veja aqui.

 A EMBRE Engenharia é a mais nova associada da ABEG. A equipe de comunicação da associação entrevistou o diretor Carlos Medeiros, que apresentou a trajetória da empresa, seus diferenciais e áreas de atuação.

Fundada em 1987, a EMBRE nasceu no mercado de cálculo estrutural e de fundações e, desde então, já projetou e executou mais de 3.000 obras em diferentes estados brasileiros, de norte a sul do país, com forte presença na região Centro-Oeste.

O crescimento levou à criação de um grupo estruturado em três segmentos: o departamento de projetos, de ensaios de campo e de obras geotécnicas. A EMBRE elabora e verifica projetos geotécnicos de fundações, contenções, barragens, drenagens, solo reforçado, entre outros. A empresa executa sondagens mistas e geofísicas e se destaca na elaboração e interpretação de modelos geológicos-geotécnicos tridimensionais. Enquanto seu departamento de obras geotécnicas executa obras, projetadas internamente ou por outros profissionais, de fundações, contenções, reforços de fundações etc. Nos reforços de fundações destaca-se as estacas escavadas e raízes com Expander Body em suas pontas. 

Além disso, a EMBRE teve participação na idealização e fundação de outras importantes empresas que atuam no mercado nacional, destacando-se o laboratório de ensaios especiais LTEC e a empresa de projetos geotécnicos SCCAP.  

 

Inovação e reconhecimento

Ao longo de quase quatro décadas, a empresa consolidou-se como referência nacional em projetos e execução. Em 2012, a EMBRE recebeu o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade  Falcão Bauer, na categoria Pesquisa Aplicada Prática, pelo desenvolvimento de um sistema pioneiro de monitoramento de estacas hélice, hoje utilizado em obras no Brasil e em outros países.

“Concorremos com grandes empresas que investem milhões em pesquisa e conseguimos vencer com base na capacitação técnica da equipe, o que foi motivo de grande orgulho para nós”, destacou Medeiros durante a entrevista.

A atuação da EMBRE inclui projetos de fundações, barragens, drenagens e contenções de grande porte, detém os recordes regionais em profundidade,  e projetou soluções inovadores em reforço de fundações.

 

Parceria com a academia

A proximidade com a Universidade de Brasília (UnB) é outro diferencial da EMBRE. A empresa apoia constantemente pesquisas em geotecnia, o que reforça seu compromisso com a inovação e o avanço técnico da área. “Se compararmos a geotecnia de quando comecei com a de hoje, vejo uma evolução significativa, com jovens profissionais muito bem-preparados, ocupando espaço no mercado e contribuindo para soluções cada vez mais qualificadas”, afirmou o diretor.

 

Integração à ABEG

Segundo Carlos Medeiros, a associação à ABEG reforça a importância da troca de experiências entre empresas e profissionais. Para ele, as associações são espaços fundamentais para a disseminação e absorção de novas tecnologias e para o intercâmbio de conhecimento. “Entendemos que a ABEG é o ambiente ideal para fortalecer ainda mais a atuação da EMBRE na área de projetos geotécnicos”, disse.

Assista à entrevista com Carlos Medeiros: