A EMBRE Engenharia é a mais nova associada da ABEG. A equipe de comunicação da associação entrevistou o diretor Carlos Medeiros, que apresentou a trajetória da empresa, seus diferenciais e áreas de atuação.
Fundada em 1987, a EMBRE nasceu no mercado de cálculo estrutural e de fundações e, desde então, já projetou e executou mais de 3.000 obras em diferentes estados brasileiros, de norte a sul do país, com forte presença na região Centro-Oeste.
O crescimento levou à criação de um grupo estruturado em três segmentos: o departamento de projetos, de ensaios de campo e de obras geotécnicas. A EMBRE elabora e verifica projetos geotécnicos de fundações, contenções, barragens, drenagens, solo reforçado, entre outros. A empresa executa sondagens mistas e geofísicas e se destaca na elaboração e interpretação de modelos geológicos-geotécnicos tridimensionais. Enquanto seu departamento de obras geotécnicas executa obras, projetadas internamente ou por outros profissionais, de fundações, contenções, reforços de fundações etc. Nos reforços de fundações destaca-se as estacas escavadas e raízes com Expander Body em suas pontas.
Além disso, a EMBRE teve participação na idealização e fundação de outras importantes empresas que atuam no mercado nacional, destacando-se o laboratório de ensaios especiais LTEC e a empresa de projetos geotécnicos SCCAP.
Inovação e reconhecimento
Ao longo de quase quatro décadas, a empresa consolidou-se como referência nacional em projetos e execução. Em 2012, a EMBRE recebeu o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade Falcão Bauer, na categoria Pesquisa Aplicada Prática, pelo desenvolvimento de um sistema pioneiro de monitoramento de estacas hélice, hoje utilizado em obras no Brasil e em outros países.
“Concorremos com grandes empresas que investem milhões em pesquisa e conseguimos vencer com base na capacitação técnica da equipe, o que foi motivo de grande orgulho para nós”, destacou Medeiros durante a entrevista.
A atuação da EMBRE inclui projetos de fundações, barragens, drenagens e contenções de grande porte, detém os recordes regionais em profundidade, e projetou soluções inovadores em reforço de fundações.
Parceria com a academia
A proximidade com a Universidade de Brasília (UnB) é outro diferencial da EMBRE. A empresa apoia constantemente pesquisas em geotecnia, o que reforça seu compromisso com a inovação e o avanço técnico da área. “Se compararmos a geotecnia de quando comecei com a de hoje, vejo uma evolução significativa, com jovens profissionais muito bem-preparados, ocupando espaço no mercado e contribuindo para soluções cada vez mais qualificadas”, afirmou o diretor.
Integração à ABEG
Segundo Carlos Medeiros, a associação à ABEG reforça a importância da troca de experiências entre empresas e profissionais. Para ele, as associações são espaços fundamentais para a disseminação e absorção de novas tecnologias e para o intercâmbio de conhecimento. “Entendemos que a ABEG é o ambiente ideal para fortalecer ainda mais a atuação da EMBRE na área de projetos geotécnicos”, disse.
Assista à entrevista com Carlos Medeiros:
No dia 4 de setembro, das 16h às 18h, será realizado o Webinar “Gestão de Resíduos da Construção Civil”, uma iniciativa do SindusCon-SP, por meio do Comitê de Meio Ambiente (COMASP). O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube.
O encontro tem como objetivo orientar e fomentar o diálogo entre o setor e os principais agentes da gestão de resíduos, trazendo as atualizações normativas e debatendo os próximos passos para avanços no gerenciamento de resíduos da construção civil.
A ABEG apoia esta iniciativa, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a disseminação de práticas que contribuem para a melhoria do setor da construção.
A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site do SindusCon-SP: https://sindusconsp.com.br/eventos/webinar-gestao-de-residuos-da-construcao-civil/
No dia 6 de agosto, a Associação Brasileira de Engenheiros Civis do Tocantins (ABENC-TO) realizará o seu 1º Seminário Estratégico, às 18h30, no Auditório do Hotel 10, em Palmas (TO).
O seminário terá dois temas principais:
Para debater os assuntos, o evento contará com dois palestrantes de destaque: Michael Hunter Flores, master coach, analista de perfil comportamental, palestrante, treinador e mentor de pessoas e equipes; e Tarcísio Barreto Celestino, engenheiro civil graduado pela Escola Politécnica da USP, com mestrado e doutorado pela Universidade da Califórnia.
O seminário é uma iniciativa da ABENC-TO e do Clube de Engenharia do Tocantins, com patrocínio da Mútua-TO.
A participação é gratuita, mediante inscrição prévia. Inscreva-se aqui.