Artigos

strada

strada

Organizado pela Divisão Técnica de Geotecnia do Instituto de Engenharia de São Paulo e apoiado pela ABEG, o Simpósio de Prova de Carga em Ensaios Dinâmicos será realizado no Instituto de Engenharia de São Paulo, no dia 21/5. O evento ocorre das 9h às 14h15 no formato presencial e das 14h15 às 18h no formato híbrido.

Além de palestras e mesas-redondas, o evento contará com o Concurso de Prova de Carga. Este desafio consiste em prever o comportamento de uma estaca raiz executada em um terreno onde terá uma ilha de investigação. O objetivo é promover a disseminação de conhecimento através da divulgação das metodologias utilizadas pelos competidores.

Os participantes que ficarem em primeiro e segundo lugar serão premiados.

Para mais informações sobre o concurso, acesse o edital aqui.

Confira a programação completa e inscreva-se no evento aqui.

O evento para apresentar os projetos vencedores do Prêmio ABEG Sigmundo Golombek de 2023 acontecerá no dia 27/3, às 17h. Organizada pelo Núcleo Regional São Paulo da ABMS, a apresentação será realizada no auditório do Condomínio Villa Lobos, na Av. Queiroz Filho, em São Paulo. O link para as inscrições será disponibilizado em breve.

Os representantes das empresas ganhadoras apresentarão os projetos que foram premiados. José Luiz Paula Eduardo, diretor da Apoio - Assessoria e Projeto de Fundações, apresentará o projeto envolvendo as fundações das torres e tratamento de solos moles de uma obra no bairro do Recreio, zona sul do Rio de Janeiro (RJ), executada pela Construtora Cury. Já Uberescilas Polido, diretor da Geoconsult - Consultoria de Solos e Fundações, falará sobre o projeto de fundações, contenções e drenagem de fundo do subsolo do Shopping Manhattan, em Águas Claras, Brasília (DF). 

       

Prêmio Sigmundo Golombek

O Prêmio ABEG, que leva o nome de Sigmundo Golombek, além de prestar homenagem ao engenheiro, reforça o comprometimento da associação em reconhecer e premiar projetos que promovem o avanço e a excelência da Engenharia de Fundações no país.

Leia aqui a matéria completa sobre a entrega do Prêmio.

A ABEG definiu a sua nova Diretoria para o biênio 2024/2025 seguindo as regras estatutárias da Associação. O novo presidente é o engenheiro José Luiz de Paula Eduardo, da Apoio Assessoria e Projeto de Fundações. O vice-presidente é o engenheiro Ilan Davidson Gotlieb, da MG&A Consultoria de Solos, e o secretário geral é o engenheiro Antonio Sergio Damasco Penna, da Damasco Penna Engenharia Geotécnica. Os três nomes compõem a Diretoria Normativa.

Da Diretoria Executiva fazem parte Milton Golombek (Consultrix), diretor Administrativo, Eduardo José Portella da Costa (Portella Alarcon), diretor Operacional, Luiz Fernando Meirelles Carvalho (Meirelles Carvalho), diretor Financeiro, e Jocélio Cabral Mendonça, diretor “ad hoc” das regiões Centro-Oeste e Norte.

O Conselho Fiscal é composto por Efraim Zaclis (ZF), José Roberto Nouh (Nouh Engenharia) e Ivan Grandis (IGR). Eugênio Pabst e Mario Cepolina são os suplentes. Veja a composição da nova Diretoria: 

Diretoria Normativa

Presidente: José Luiz de Paula Eduardo (APOIO)

Vice-presidente: Ilan Davidson Gotlieb (MG&A)

 

Diretoria Executiva

Diretor Administrativo: Milton Golombek (CONSULTRIX)

Diretor Operacional: Eduardo José Portella da Costa (PORTELLA ALARCON)

Diretor Financeiro: Luiz Fernando Meirelles Carvalho (MEIRELLES CARVALHO)

Diretor “Adhoc” Centro-Oeste/Norte: Jocélio Cabral Mendonça (SIGPLUS)

 

Conselho Consultivo e Fiscal

Titular: Mario Cepollina (CEPOLLINA)

Titular: José Roberto Nouh (NOUH ENGENHARIA)

Titular: Ivan Grandis (IGR)

Suplente: Eugênio Pabst (INTERACT)

 

 

Conselho de Ética

Antonio Sergio Damasco Penna (Damasco Penna)

Ivan Grandis (GR Consultoria de Solos)

Jorge Roberto Nouh (Esc. Tec. Jorge Roberto Nouh)