Artigos

strada

strada

O 5º Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas (5º CBT) será realizado de 1 a 4 de dezembro de 2021, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O evento é organizado pelo Comitê Brasileiro de Túneis (CBT). No mesmo período e local, acontece também o Seminário Internacional Latin American Tunnellig – LAT 2021. O tema desta edição do Congresso é “Inovando em obras subterrâneas para um futuro melhor”.

O evento reunirá nomes conceituados da indústria de túneis e as principais empresas do setor. Serão abordados 12 temas fundamentais para os profissionais da área de estruturas subterrâneas. Acompanhe as novidades em: https://5cbt.tuneis.com.br/ 


Submissão de resumos

Está aberto o período de submissão de resumos de artigos a serem apresentados durante o evento. O prazo para a submissão de resumos termina no dia 28 de fevereiro. Todas as orientações estão disponíveis no site do 5º CBT, clicando aqui.

Apresente seu resumo e torne acessível a especialistas consagrados e a empresas do setor tuneleiro. Não perca!

(Imagem: millann/iStock.com)

É com pesar que a ABEG comunica o falecimento do engenheiro Renato Armando Silva Leme, ocorrido em 7/2. Fundador da Silva Leme Engenharia, Renato Leme foi um importante especialista em projetos geotécnicos e muito contribuiu para a área. Foi também professor na Faculdade de Engenharia de Barretos e ministrou dezenas de cursos e palestras, compartilhando seu conhecimento sobre contenções, estabilização de taludes e drenagem em empresas, institutos e escolas de engenharia por todo o país. 

O engenheiro foi autor de dois livros importantes da área geotécnica: “Dicionário de Engenharia Geotécnica Inglês-Português” (1977, 1980) e “Métodos Atuais de Estabilização de Taludes” (1987, 1993). E também atuou como revisor técnico do livro “Estruturas de Fundações”, de Marcelo da Cunha Moraes.

A ABEG presta as mais sinceras condolências à família e aos amigos deste grande profissional. 

 

A empresa Apoio – Assessoria e Projetos de Fundações foi a vencedora da segunda edição do Prêmio ABEG Sigmundo Golombek. O Prêmio reconheceu o trabalho “Projeto de fundações do Edifício Haus Mitre Butantã” como o melhor projeto de fundações apresentado em 2019 à ABEG.