strada

strada

A Diretoria da ABEG anuncia os vencedores do Prêmio ABEG Sigmundo Golombek de 2025. A EMBRE Engenharia Geotécnica e a ZF & Engenheiros Associados foram as vencedoras do Prêmio por projetos de fundações ou contenções realizados entre 2023 e 2024. A Comissão Julgadora foi constituída pelos engenheiros Ivan Grandis, Jorge Roberto Nouh, Uberescilas Polido e Eugenio Pabst.

O Prêmio foi concedido a duas associadas da ABEG por projetos que se distinguem pela inovação, superação dos desafios contidos nos parâmetros de concepção dos projetos, superação das dificuldades de sua execução, pelos métodos utilizados e pelo controle de sua execução.

A EMBRE Engenharia Geotécnica é uma das vencedoras com o projeto de fundações do edifício SGAS 613 - Asa Sul, em Brasília (DF). A empresa também trabalhou na contenção, laje de fundo, rebaixamento do lençol freático e monitoramento da obra. A responsabilidade do projeto foi do engenheiro Carlos Medeiros Silva, diretor da empresa, que também coordenou e supervisionou todo o processo e acompanhou os ensaios geofísicos.

A ZF & Engenheiros Associados também conquistou o Prêmio com o projeto de reforço de fundações para Retrofit do Hotel Marina Palace, no Rio de Janeiro (RJ). O edifício foi construído na década de 1970 e, para sua plena utilização, necessitava de reformas no aspecto arquitetônico, implicando em alterações estruturais e de fundações. A ZF contribui para o projeto do reforço de fundações, o controle de desempenho com provas de carga, o controle de verticalidade e de recalques – durante a execução e após a conclusão.

A Diretoria da ABEG fará a entrega dos Prêmios aos vencedores em encontro presencial a ser agendado para o início de 2026. “A ABEG cumprimenta a EMBRE e a ZF pela excelência dos projetos apresentados”, afirma José Luiz de Paula Eduardo, presidente da Associação. “Estamos assim cumprindo o objetivo de criação do Prêmio ABEG, que é o de valorizar as grandes empresas de projetos geotécnicos do Brasil”.

O Prêmio ABEG Sigmundo Golombek

O Prêmio ABEG Sigmundo Golombek foi instituído em 2017 em homenagem ao engenheiro e professor Sigmundo Golombek, fundador da primeira empresa especializada em projetos e consultoria em engenharia geotécnica do Brasil.

O presidente da ABEG, José Luiz de Paula Eduardo, participou do episódio de abertura da segunda temporada do GB CAST, podcast produzido pelo Geotecnia Brasil. O episódio foi conduzido por Tiago Souza, do Geotecnia Brasil, e Dirney Cury, da G2Base.

Durante a conversa, José Luiz, que também é diretor da Apoio Assessoria e Projeto de Fundações, explicou o processo de criação do Prêmio ABEG Sigmundo Golombek, iniciativa que reconhece projetos relevantes da engenharia de fundações, e apresentou outras ações da associação.

Ele também discutiu os principais desafios enfrentados pelo setor, incluindo questões técnicas, a necessidade de qualificação contínua e as transformações exigidas por um mercado cada vez mais complexo.

O episódio explora ainda a trajetória profissional do engenheiro, seu trabalho à frente da Apoio e sua atuação na defesa técnica do setor. Além de abordarem temas como inovação, ética, gestão de riscos e o futuro da consultoria especializada.

O episódio completo está disponível no Canal do YouTube do Geotecnia Brasil.

Assista: https://youtu.be/jiSm_1MySA0?si=dhCO6Pq2xGGSckSg&t=62

A ABEG - Associação Brasileira de Empresas de Projetos e Consultoria em Engenharia Geotécnica manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Sabina Gotlieb, ocorrido no dia 7 de novembro.

Sabina era mãe do engenheiro geotécnico e vice-presidente da entidade, Ilan Davidson Gotlieb.

Neste momento de dor, expressamos nossas sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas, unindo-nos em solidariedade e respeito diante dessa perda irreparável.