strada

strada

A ABEG é uma das apoiadoras do workshop “Descarbonização no Setor da Construção Civil – Edificações”, realizado pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo). O evento é gratuito e acontecerá no dia 21 de maio, das 8h30 às 11h30, em formato híbrido. A forma presencial será na Rua Dr. Bacelar, 1043, 2º andar, Vila Clementino, São Paulo, SP.

O workshop busca debater as emissões e o mercado de carbono com foco em empreendimentos imobiliários. O lançamento da nova versão da CECarbon – Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono na Construção Civil também fará parte do evento.

A programação contará com Felipe Faria, CEO do Green Building Council Brasil, que apresentará o painel “Criando Valor Conforme as Razões dos Incorporadores e Construtores, Descarbonização Como Consequência”. Felipe Viana, diretor Comercial da Carbonext, falará sobre o mercado de carbono e as legislações e regulamentações que impactam o setor da construção. Lilian Sarrouf, coordenadora técnica do Comasp e superintendente do ABNT CB002 – Comitê Brasileiro da Construção Civil da ABNT apresentará as novas funcionalidades da CECarbon juntamente com Vanessa Dias, supervisora de Meio Ambiente do SindusCon-SP.

Uma mesa de debates fecha a programação, com a participação de Douglas Cardoso Meirelles, gerente de Serviços de Atendimento ao Cliente da Saint-Gobain, Lilian Sarrouf e os representantes do Green Building Council Brasil, da Carbonext e da Aliança pela redução de Gases do Efeito Estufa (GEE) no setor de construção e incorporação imobiliária. A mesa será moderada pelo vice-presidente do SindusCon-SP, Francisco Antunes de Vasconcellos Neto.

Inscreva-se e confira a programação completa através do site.

Destacando a inovação e excelência na engenharia geotécnica, a apresentação dos projetos vencedores do Prêmio ABEG Sigmundo Golombek 2023 aconteceu no dia 27 de março, no auditório do Condomínio Villa Lobos, em São Paulo. Estavam presentes representantes de empresas e especialistas do setor para compartilhar e discutir os projetos premiados do biênio 2022-2023. 

O evento foi organizado pelo Núcleo Regional São Paulo da ABMS, sob iniciativa do presidente do Núcleo, Ilan Gotlieb, que também ocupa o cargo de vice-presidente da ABEG. Já a coordenação do encontro ficou a cargo do engenheiro Yoshikazu Oshio, vice-presidente do Núcleo São Paulo da ABMS.  

Entre os premiados, José Luiz Paula Eduardo, diretor da Apoio - Assessoria e Projeto de Fundações, apresentou o projeto vencedor que envolveu as fundações das torres e o tratamento de solos moles de uma obra no bairro do Recreio, zona sul do Rio de Janeiro. O engenheiro Dirney Cury Filho, que participou da direção técnica da obra, falou sobre a parte executiva do projeto, e apresentou as soluções geotécnicas desafiadoras necessárias para viabilizar a construção. 

O outro projeto vencedor foi desenvolvido pela Geoconsult - Consultoria de Solos e Fundações. O diretor da empresa, Uberescilas Polido, detalhou as estratégias adotadas no projeto de fundações, contenções e drenagem de fundo do Shopping Manhattan, localizado em Águas Claras, Brasília (DF). Polido ressaltou os desafios encontrados durante a execução e como sua equipe superou cada um deles, garantindo o sucesso do empreendimento.

O Prêmio ABEG Sigmundo Golombek, nomeado em homenagem a um dos pioneiros da engenharia geotécnica no Brasil, é uma iniciativa que visa reconhecer projetos que promovem o avanço e a excelência da Engenharia de Fundações no país.

Assista ao evento completo: 

 

 

É com enorme pesar que a ABEG informa o falecimento do professor Alberto Henriques Teixeira, ocorrido no último dia 13 de março, distinto engenheiro civil cujas contribuições notáveis marcaram profundamente a geotecnia brasileira.

Com mais de 50 anos de profissão, Teixeira iniciou sua trajetória profissional na Geotécnica S.A. em 1951. Formou-se na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com pós-graduação em mecânica dos solos, mecânica das rochas, barragens e fundações. Ao longo de sua extensa carreira, influenciou e criou um número enorme de profissionais que hoje militam na área.

O professor Teixeira, como carinhosamente todos o chamavam, deixará uma lacuna enorme na engenharia geotécnica. Além de um excelente profissional e professor, foi um verdadeiro cavalheiro, ensinando a boa técnica, mas acima de tudo a ética profissional.

 

A ABEG estende seus sentimentos à família, amigos e colegas deste grande profissional.